A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session843ebcc2c7be1d096ead169fb7e084ca845b7109): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Outubro Rosa | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Outubro Rosa

Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, melhores são as perspectivas de cura


Chegou o mês de Outubro. E Outubro nunca mais foi um mês qualquer depois que, a partir da década de 90, passamos a vinculá-lo à uma abrangente e eficaz campanha de prevenção do câncer de mama. Trata-se do Outubro Rosa.

 

Nesse período são divulgadas mais informações sobre a doença e sobre a melhor maneira de detectar e identificar os seus primeiros sintomas, além de caminhos mais acessíveis e viáveis aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de deixar claro que quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, melhores são as perspectivas de cura.

 

Sim, as chances de cura do câncer de mama podem chegar a quase 100% quando identificado na fase inicial. Portanto, a campanha do Outubro Rosa é um movimento a favor da vida e da saúde da mulher.

 

Através das minhas atividades legislativas dedico grande parte do meu mandato a criar projetos de lei que contemplem o aprimoramento da qualidade da saúde feminina. A Lei popularmente conhecida como Angelina Jolie (em que o Estado firma convênio com o SUS para a realização de exames preventivos) é um dos promissores resultados da minha atuação parlamentar. Sinto-me feliz e realizada quando ouço histórias de mulheres que tiveram acesso a diagnósticos confiáveis para iniciar tratamentos adequados e, assim, conseguiram uma vitória definitiva contra o câncer de mama.

 

Essa semana participei da abertura da campanha Outubro Rosa aqui na Alerj e com certeza são momentos como este que levam as mulheres a refletirem sobre a importância do autoexame da mama. As rodas de conversa programadas para esse mês no parlamento fluminense também contribuirão para o esclarecimento sobre a doença.

 

Ainda no dia 19 deste mês quero reforçar o convite para que todos estejam presentes na Sessão Solene de entrega da Medalha Tiradentes do Legislativo Estadual. Nesta ocasião, estarei prestando uma homenagem à precursora da Fundação Laço Rosa no Rio de Janeiro, Aline Lopes, que deixou um legado através de sua luta em prol dos pacientes com câncer.

 

Quero ainda recordar uns belos versos da poetisa Cora Coralina: “Não te deixes destruir. Recria tua vida sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras. Faz de tua vida um poema”.

 

É sempre bom lembrar que o mês de Outubro fica na Primavera, antecedendo o Verão. É bom saber que outubro representa a renovação da vida, acenando para os dias de sol e céu aberto.

 

Assim é o Outubro Rosa. Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é uma canção de esperança, é um quadro revelando o horizonte da vida renovada, é o mês da mulher que descobre a bênção de poder estar viva, e — com toda a energia da vida redescoberta — simplesmente continua vivendo.

 

Deputada Estadual Marcia Jeovani

 

 

*Marcia Jeovani é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ex-primeira-dama de Araruama e empresária. Muito atuante na Alerj, faz parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Obras Públicas, da Pessoa com Deficiência, Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Cultura e Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias