Pessoas com deficiência poderão ter identidade diferenciada

Projeto de autoria de Janio Mendes tem intuito dar mais independência as pessoas com deficiência


Foi publicado na edição do Diário Oficial de ontem (27/09) o projeto de lei 3412/2017, de autoria do deputado estadual Janio Mendes (PDT), que autoriza o Poder Executivo a emitir para pessoas com deficiência, caso manifestem interesse, carteira de identidade diferenciada e crachá de identificação com informações sobre a saúde do portador. A proposta surgiu após conversa com cadeirantes durante o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

 

O projeto, que tem como intuito dar mais independência as pessoas com deficiência, já é realidade nos Estados Unidos e em países da Europa. Para o parlamentar as medidas facilitarão o atendimento ao portador em casos de emergências.

 

"A carteira de identidade diferenciada e o crachá são meios de reunir todas as informações inerentes à condição de cada pessoa com deficiência, tais como o tipo e o grau de deficiência, a indicação de eventuais medicamentos que sejam de uso contínuo ou substâncias que provoquem alergia. Tais informações são indispensáveis para conferir um eficaz e adequado tratamento médico em casos de urgência" - afirma Janio.

 

A proposta, antes de seguir para o plenário passará pelas comissões competentes.

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias