Dia da Árvore é celebrado nesta quinta (21) em Cabo Frio

Programação no Horto Municipal tem tarde musical e exposição de bonsais


Na próxima quinta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore e, em Cabo Frio, a celebração acontece no Horto Municipal com uma tarde musical e abertura da exposição de bonsais, que segue até o domingo (24).


Para o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, as ações promovidas pelo município contribuem para o desenvolvimento de uma nova educação ambiental. “As atividades que promovemos são de extrema relevância porque elegem uma nova forma de pensar e agir buscando sempre a sustentabilidade. Precisamos proteger o Meio Ambiente e se cada um fizer sua parte na cidade, teremos ótimos resultados”, ressaltou ele.


A data comemorativa foi escolhida pela proximidade da chegada da primavera, no dia 22 de setembro. Cada região do país tem uma árvore símbolo e a região Sudeste é representada pelo Pau-Brasil. A árvore despertou a cobiça dos europeus, pois era usada na fabricação de móveis e instrumentos musicais, além de ter o extrato transformado em corante vermelho. Cabo Frio também é a terra da Aroeira, Guaquica, Guapeba e Bajuru.


A cidade possui vegetação diferenciada em relação ao restante do sudeste brasileiro por conta do relevo quase plano e clima semi-árido. Durante o desenvolvimento urbano de Cabo Frio, predominava o pau-brasil, que ainda resiste e é encontrado nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) que leva o mesmo nome da árvore. Esta APA é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em todo o estado do Rio.

 

A aroeira vermelha também é uma importante espécie encontrada na região. A árvore tem como fruto a pimenta rosa, que possui sabor adocicado, mas com teor ácido e de ardência leve, muito parecido com a pimenta do reino, só que mais suave. A pimenta é muito usada na gastronomia nacional e internacional, mas a aroeira também tem qualidades reconhecidas na medicina. Por seu uso na culinária francesa, recebeu o nome de poivre rose. Na medicina ela é usada no tratamento da artrite, febres, ferimentos, reumatismos, higiene íntima das mulheres e nos cuidados pós-parto.


O Horto Municipal fica na Avenida Henrique Terra, no Portinho, e tem visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias