A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session616ab74890368614c7092a8f1bf810d653f28f25): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h - Marco Antônio - Iguaba Grande, turismo e meio ambiente: seus impactos sociais na Região dos Lagos | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h - Marco Antônio - Iguaba Grande, turismo e meio ambiente: seus impactos sociais na Região dos Lagos

"Nem só de impactos negativos caracteriza-se a atividade turística, o problema é que de certa forma os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente ainda superam os impactos positivos, por isso, temos de inverter essa tendência"


O seguimento de Turismo e o Meio Ambiente possuem uma estreita relação de dependência. Toda atividade turística necessita de um ambiente para acontecer, e esse ambiente seja ele natural ou não, sofre um processo de descaracterização em seu cenário natural pela ação humana. 

 

Sendo assim, na Região dos Lagos, a atividade turística ocorre, o ambiente é inevitavelmente modificado, seja para facilitar o turismo, seja através do processo de produção do turismo. A natureza é essencial para o desenvolvimento da atividade turística, e sem dúvida desperta fascínio nas pessoas, que buscam no contato com a mesma, recuperar suas energias e aliviar as tensões do dia a dia. 

 

Sendo assim, nossa região, tem uma vocação natural, o turismo e consequentemente com o nosso meio ambiente natural, como vetor dessa indústria que é a maior no mundo. Países, vivem dessa indústria. Para tanto, há uma necessidade premente, unir-mos no sentido de viabilizar projetos que sejam sustentáveis, para proporcionar emprego e renda e fomentar o comercio e a rede hoteleira local. 

 

Uma Marina em Iguaba Grande, isso pode gerar uma receita a mais na cidade, tendo também um Centro de Artesanato regional. Isso pode gerar emprego e renda, vejam, em duas iniciativas, Iguaba Grande pode buscar a solução tão esperada no comercio local.

 

O turismo tem seus impactos positivos como podemos observar a seguir. 

 

Impactos ambientais positivos 

 

Nem só de impactos negativos caracteriza-se a atividade turística, o problema é que de certa forma os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente ainda superam os impactos positivos, por isso, temos de inverter essa tendência. 

 

Não é possível desenvolver turismo sem que ocorram impactos ambientais, mas é possível, com o planejamento correto, gerenciar o desenvolvimento do turismo com o objetivo de minimizar os impactos negativos, ao mesmo tempo em que se estimulam os impactos positivos. 

 

Mas quando a atividade turística acontece, ela traz consigo pontos positivos e melhorias, como por exemplo, o estímulo para a conservação dos recursos naturais que em alguns casos favorece a qualidade ambiental. Outros fatores podem aqui ser destacados por onde ele cita mais alguns benefícios da atividade turística: 


1. Contribui para a conservação dos animais ameaçados; 
2. Leva ao aperfeiçoamento do planejamento e do gerenciamento ambiental; 
3. Contribui para o aumento da consciência ambiental; 
4. Auxilia na obtenção de recursos para a preservação; 
5. Contribui na geração de fontes de renda alternativas; 
6. Constitui uma alternativa de exploração econômica das áreas protegidas. 

 

O meio ambiente é praticamente a base do turismo, pois é baseado nos atrativos naturais, na busca pelo desconhecido, da aventura, de novas culturas, que o homem sente a necessidade de deslocar-se para outros lugares, utilizando- se do ambiente natural, o que leva ao processo de degradação do mesmo. É nesse momento que surge o conceito de Turismo Sustentável. 

 

A Organização Mundial do Turismo (OMT) define turismo sustentável como aquele que: 

 

Atende às necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras, e ao mesmo tempo protege e fomenta as oportunidades para o futuro. O desenvolvimento sustentável do turismo se concebe como um caminho para a gestão de todos os recursos de forma que possuam satisfazer-se as necessidades econômicas, sociais e estéticas, respeitando ao mesmo tempo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas que sustentam a vida. 

 

Como dito anteriormente, o turismo está intrinsecamente ligado ao meio ambiente, pois necessita do mesmo para acontecer. O desenvolvimento sustentável do turismo está baseado num equilíbrio harmônico entre três dimensões: a econômica, a sociocultural e a ambiental. O turismo, deve levar em consideração permanentemente seus efeitos positivos e negativos nas três dimensões descritas anteriormente." 

 

Com o aumento dos empreendimentos os impactos ambientais tendem a se intensificar. 

 

O crescimento do interesse dos turistas pelos ambientes naturais tem elevado as preocupações sobre os impactos gerados pela atividade, porque a maior parte dos lugares que despertam a curiosidade dos viajantes é frágil, finita e apresenta de modo geral, alto valor conservacionista. 

 

Dentro de uma visão geral os espaços, na Baixada Litorâneas, são os que mais exercem fascínio aos turistas na Costa do Sol, em nossa região e junto as essas áreas houve um considerável crescimento de empreendimentos imobiliários que sem um planejamento adequado, acarretaram as esses locais danos ao meio ambiente, alguns deles já irreversíveis. Afirmo que para atingir a sustentabilidade no turismo, é imprescindível a participação do estado e a existência de planejamento, e a Alerj, precisa propor leis que norteiem essas demandas.

 

 

 

*Marco Antonio foi presidente da Câmara de Iguaba Grande, o vereador mais votado em 2004, empresário, hoje mesmo fora do mandato, atua nos bastidores da política para trazer recursos para a Região do Lagos, lugar que escolheu pra viver com sua família.CONTATO: e-mail  ex-vereadormarcoantonio@hotmail.com

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias