Secretaria de Educação de Cabo Frio oferece formação para auxiliares de classe em Educação Especial

Profissionais atuarão junto aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades


A Secretaria Municipal de Educação (Seme) oferecerá formação para auxiliares de classe da educação especial durante os dias 22, 23, 29 e 30 de agosto, com o objetivo de orientar o profissional em relação às suas atribuições no atendimento ao aluno com deficiência, obedecendo as Diretrizes da Educação Especial e Regimento de Educação. Para participar não é necessário realizar inscrição. Os auxiliares são convocados para a formação de acordo com seu horário de trabalho e proximidade com o polo.

 

A formação para auxiliares de classe da educação especial será feita pela Equipe da Gerência de Educação Especial, composta pelas profissionais Karla Medeiros, Renata Garcia, Soraya Jardim e Cátia Valesca.O auxiliar de classe a que se refere às Diretrizes da Política Municipal de Educação Especial atuará nas salas de aula que possuem alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, sempre que se fizer necessário, após avaliação da equipe multiprofissional da Seme.

 

A principal função desse profissional é estimular a autonomia e a independência do aluno com deficiência nas diversas atividades da vida escolar, devendo apoiar o professor responsável pela turma ou pela disciplina no desenvolvimento de atividades de ensino e de aprendizagem oferecidas ao aluno com vistas à superação de dificuldades e necessidades educativas especiais identificadas em seu percurso escolar.

 

Programação - Os encontros dos dias 22 e 23 de agosto acontecerão na Escola Municipal São Cristóvão, às 14h e às 10h, respectivamente, para cerca de 100 auxiliares por dia.

 

No dia 29 a formação será na Escola Municipal Professor Achilles Almeida Barreto, em dois horários, às 10h e às 14h, para 45 pessoas por turno.

 

Em Tamoios, a formação para auxiliares acontecerá no dia 30 de agosto, na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, às 10h e às 14h, para cerca de 40 auxiliares por turno; no Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, às 11h, para 22 pessoas, e na Escola Municipal Palmira Bessa de Figueiredo, às 11h, para 21 profissionais.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias