Campanha contra hepatites virais termina nesta sexta-feira (4) em Cabo Frio

Atendimento é feito no Hospital-Dia, em São Cristóvão, das 9h às 16h


Termina na próxima sexta-feira (4) a campanha contra as hepatites virais em Cabo Frio. O atendimento é feito no Hospital-Dia, anexo ao Hospital São José Operário, em São Cristóvão, das 9h às 16h. A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença.

 
No primeiro dia da ação foram feitos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de distribuição de preservativos. No entanto, a adesão da população ainda é considerada baixa pela secretaria de Saúde e até o momento apenas dez pessoas se vacinaram contra a Hepatite B. De acordo com a coordenadora administrativa do Hospital Dia, Adriana Gonzales, diagnosticar precocemente aumenta as chances do paciente até ser curado.

 
"A hepatite é uma doença silenciosa, por isso existe a necessidade do teste para a detecção do vírus. Se o paciente fizer o diagnóstico precoce, a chance de tratar ou até mesmo ser curado existe. Ele pode garantir uma qualidade de vida melhor", ressaltou a coordenadora.


A proposta do Ministério da Saúde é de que todas as faixas etárias sejam imunizadas contra a hepatite B. O protocolo de proteção do órgão recomenda que sejam aplicadas três doses. Para as crianças, uma ao nascer, a segunda com dois meses de vida e a terceira dose com seis meses. Nas demais faixas etárias a imunização também é feita em três etapas: a segunda dose 30 dias após a primeira e a terceira após 180 dias. Após o término da campanha, a vacina continuará disponível nos postos de saúde do município.

 

 

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias