#ModaRC24h - Paola Simões: Ter ou não ter uma parka?

Dicas de como usar essa peça que voltou com força total no inverno desse ano


Eu AMO frio e adoro roupa de frio, e por isso tenho várias jaquetas, casacos, cardigans, moletons, sobretudo e uma das minhas aquisições pelo qual estou apaixonada é uma parka com pegada militar, que eu já queria há muito tempo e que voltou a moda, só que esse ano veio com força.

 

 

Como identificar uma parka?

 

Uma das meninas que me segue no instagram, mora em Vitória e me contratou para um dia de compras (serviço de personal shopper) o estilo dela é mais informal e ela mora num lugar que  faz muito calor, ela queria comprar alguns bons casacos para atualizar o guarda-roupas dela, e entre outras peças, ela experimentou uma parka, que ela achava que era uma peça com aparência muito madura!

 

A parka tem muitos bolsos e vem com amarração na cintura, uma faixa que pode ser interna ou externa, pra você deixar mais acinturada ou mais ampla, e geralmente é vendida em cores como o verde militar, o cáqui, o preto e o chumbo, mas que esse ano aparece em padronagem camuflada e  em jeans, com aplicações, bordados...

 

Antigamente a parka era feita em tecidos impermeáveis, e foi criada pelos esquimós para proteger do frio mais rígido, algumas lojas ainda mantem essa tradição.Mais uma vez estou falando de uma  peça muito usada por militares e por aventureiros em escaladas e trilhas, e hoje aparece em diferentes versões, comprimentos e modelagens, que vão das mais amplas e volumosas às sequinhas e ajustadas ao corpo, com ou sem capuz, e até mesmo sem forro, em tecidos mais leves, permitindo que a gente use em lugares onde o frio não é tão rígido, como aqui no Rio de Janeiro.

 

 

Como usar parka?

 

Apesar de geralmente ser vendida em cores neutras como o verde militar, o cáqui, o preto e o chumbo e por isso ser uma peça que combina com todas as outras cores facilmente, ela é um modelo de jaqueta mais esportivo, e é sempre bom lembrar que não é só porque está na moda que você precisa usar – ou o que é ainda pior, comprar e não conseguir usar com nada! Mas se você sabe o seu estilo e quer se inspirar, se liga nas dicas:

 

 

A parka substituindo a jaqueta jeans

 

Sabe aquele dia de meia-estação, que você sai de casa sentindo calor e no meio do dia sente frio?  A ideia é deixar o look básico mais interessante, levando na bolsa ou amarrada na cintura uma parka ao invés da jaqueta jeans ou o cardigan de sempre.

 

 

Como combinar a parka?

 

A resposta pra essa pergunta é sempre a mesma: Dentro do seu estilo e do seu gosto pessoal, você pode usar a parka de várias maneiras diferentes. Está na moda, várias lojas estão vendendo, então ouse experimentar, se permita. Leve ao provador experimente com a roupa que você está usando, ou peça pra vendedora uma peça diferente pra você se imaginar usando com um vestidinho que você já tenha em casa, por exemplo...Se ela for de uma cor neutra, vai combinar com tudo, e se for camuflada, você pode até fazer um mix de estampas para arrasar de uma vez só.

 

Você pode usar com shorts, calças, leggings, vestidos, saias, e misturar peças de estilos diferentes, com uma saia mais romântica e passar uma imagem de feminilidade e força ao mesmo tempo, o que eu acho divino!

 

 

Como usar parka longa

 

A parka pode ter o comprimento de uma jaqueta (na cintura), mas geralmente é vendida mais compridinha, na altura do quadril, podendo também ser mais longa, como um sobretudo, e não precisa ser do mesmo comprimento que a peça de baixo, como a blusa, shorts, saia ou vestido, por exemplo....Deixe a parka mostrar que é uma parka!

 

Se ela for de material impermeável, você pode sobrepor ao casaco que você já estava usando, para se proteger da chuva nesses dias de inverno cabofriense e esquentar um pouco mais.

 

 

Pode usar parka no trabalho?

 

A parka é um casaco / jaqueta mais esportiva e por isso vai depender não só do seu estilo, quanto do dress code da sua empresa ou profissão.

 

Mesmo em cores mais neutras, se não puder de segunda à quinta, uma boa opção sempre é ousar um pouco mais no casual day, ou levar na bolsa para substituir o terninho na hora de ir para o happy hours depois!

 

Com isso eu digo a vocês.....Invista em uma parka!

 

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contato: 22 988517570 / paolasimoesmd@gmail.com

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias