BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (29)

Encontro Mulheres Empreendedoras; Prolagos apresenta soluções para Renatinho; Concurso Público da Câmara; Operação Quinto do Ouro; Iguaba no MP e muito mais...


BENDITO É O FRUTO

Na noite dessa terça-feira (28), aconteceu mais uma edição da festa Mulheres de Negócios, no Restaurante Delírios, em Cabo Frio, organizada pelo SEBRAE Região dos Lagos. O evento concorridíssimo, contou somente com a presença de mulheres empreendedoras. Mas eis que uns poucos homens foram admitidos, dentre os quais, o prefeito Marquinho Mendes. Embora acanhado, compareceu intimado pela esposa Kamylla.  Quando Marquinho chegou ao local e viu aquela mulherada, ficou assustado (mas não confessou). Ele até tentou ficar escondido no carro, mas a primeira dama não deixou. Foi lá e convenceu que ele não seria barrado. O prefeito venceu o acanhamento e foi recebido calorosamente pela mulherada.

 

 

 

 

AS PODEROSAS

E no meio de tanta mulher de sucesso, todas as prefeitas e deputadas da região foram convidadas, mas somente a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, compareceu e se revelou uma simpatia de pessoa. Eleita recentemente, falou conosco sobre o desafio de administrar uma cidade, já que é dentista de profissão. Mas para quem pensa que Manoela é só uma “testa de ferro” do marido (Peres), pode se surpreender. Na exclusiva que nos concedeu revelou que Saquarema está dando aula no quesito política e empoderamento das mulheres. Em terra de Serguei, além da chefia do executivo ser de uma mulher, a presidência da Câmara também é (Adriana Vander), e tem o apoio de duas outras colegas, ou seja, são 3 vereadoras. Outro detalhe: a secretaria de Obras é de responsabilidade de uma mulher, além de outras três pastas, totalizando quatro secretárias. Portanto, alto lá quando forem falar de Saquarema e mulheres no poder.

 

 

 

 

AS PODEROSAS II

Entre as outras poderosas que passarem pela festa Mulheres de Negócios, estava secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabiola Bleicker, que vem surpreendendo no estilo arrojado de gestão, além da vereadora Alessandra Codeço. Aliás, a vereadora fez direitinho o dever de casa nesse mês da mulher. Participou de tudo. Todas as agendas que envolviam política para mulheres, lá estava ela atenta, marcando presença e dando seu recado. Assim que assumiu, Codeço prometeu emprenho na defesa dos direitos das mulheres e vem cumprindo. E na festa, a vereadora estava bem à vontade no bate papo com prefeito Marquinho e a prefeita Manoela.

 

 

 

PODEROSAS III

Ana Claudia, coordenadora do SEBRAE da Região dos Lagos está realizando um grande trabalho quando o assunto é mulher empreendedora. Com sua capacidade de catalisar gente influente tem feito a diferença. O evento Mulheres de Negócios provou isso. Muito emblemático ver uma festa lotada de mulheres vitoriosas e bem sucedidas, que geram emprego e renda na cidade e ajudam a desenvolver o município. Outra poderosa que merece atenção pela desenvoltura política que vem revelando, especialmente com o tema mulher e poder é primeira dama, Kamilla Mendes. Bela sim! Mas não faz o estilo recatada e do lar. Na entrevista que concedeu junto com MM, a verdade seja dita, falou melhor que o prefeito, e ainda foi a responsável por convencer Marquinho que ele não seria um intruso naquela festa. Ele atendeu e compreendeu a importância de prestigiar o evento.

 

 

 

 

 

 

 

SOLUÇÕES DA PROLAGOS

Nesta quinta-feira (30), a Prolagos se reúne com o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, para apresentar os projetos dando solução a questão da Praia dos Anjos, Prainha e outras exigências que o governo fez à empresa. O encontro vai ser às 10h, no gabinete do prefeito e o Portal RC24h vai acompanhar de perto.

 

 

 

 

 

CONCURSO PÚBLICO

DA CÂMARA CABISTA

A Câmara de Arraial do Cabo emitiu nesta quarta-feira (29), um comunicado sobre a situação do concurso público. A Casa informou que o assunto encontra-se em analise em uma comissão criada especialmente para tratar do caso. Composta por três vereadores, a comissão 180 dias para dar o parecer final. Até o final do prazo, previsto para julho, o caso é discutido internamente pelos responsáveis. Assim que o parecer for liberado, ele será encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que o órgão analise e sugira à Câmara o que deverá ser feito. Vale lembrar que a comissão foi criada para preservar os candidatos, uma vez que impediu o cancelamento e busca uma solução para que o concurso seja mantido mesmo com as falhas evidenciadas pela Corte de Contas. 

 

 

 

 

 

 

 

O QUINTO DO OURO

Todo o Rio de Janeiro acordou na manhã desta quarta-feira (29) com a Polícia Federal batendo na porta de membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), na Operação Quinto do Ouro. Aloysio Neves que preside o tribunal e os conselheiros José Gomes Graciosa e Domingos Brazão foram presos, nesta quarta-feira (29), e levados para a sede da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio. Os outros dois conselheiros alvos de mandados de prisão temporária são: Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco. De acordo com a PF, eles teriam participado de um esquema de propina em contratos com o estado no período do governo de Sérgio Cabral. O mais curioso é que, um dos conselheiros presos, que é vice-presidente do TCE, Domingos Brazão, é responsável por aprovar contas dos prefeitos da Região dos Lagos do PMDB. Acontece que as contas referentes ao exercício de 2015, dos prefeitos de São Pedro da Aldeia e Búzios receberam parecer favorável de Brazão, mesmo com as ressalvas apontadas pelo corpo técnico do TCE. Em São Pedro, o então presidente da Câmara, Robinho do RX, que na época era oposição, chamou a atenção para este fato. Segundo ele, Brazão foi nomeado conselheiro do TCE pelo PMDB, por indicação de Jorge Picciani. “A intenção é clara, não barrar as contas de nenhum gestor do partido. Foi o caso do prefeito aldeense, que apesar das 14 ressalvas, inclusive uma que questiona a destinação de R$ 3.4 milhões de verbas do Fundeb”, denunciou Robinho na época. Com o parecer favorável do TCE, as Câmaras aprovaram as contas e tudo seguiu normalmente. Mas vale aqui a lembrança.

 

 

 

 

 

REPRESENTAÇÃO NO MP

Em Iguaba Grande, os vereadores da oposição entraram com uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura. Alexandre da Farmácia (PSB), Alan Rodrigues (PV), Marciley Lessa (PDT) e Vantoil Martins (PPS) foram aos promotores da Tutela Coletiva de Araruama, para denunciar a forma como os servidores lotados na Secretaria Municipal de Serviços Públicos são transportados para os locais onde vão trabalhar. De acordo com os edis, os trabalhadores são levados aos locais de obra, em caçambas de caminhões e caminhonetes, em meio a ferramentas cortantes e sem segurança nenhuma, colocando em risco a integridade física de todos. Na denúncia, os vereadores destacam ainda que a Prefeitura não respeita as normas mínimas de segurança e pede que o MP tome alguma providência.

 

 

 

 

 

 

SESSÃO EM NOVO HORÁRIO

O presidente da Câmara de Búzios, João Carlos, o Cacalho, já anunciou a mudança de horário das sessões legislativas. De acordo com ele, o objetivo é facilitar o acesso dos buzianos às plenárias. Para isso, nas terças-feiras, as mesmas serão realizadas às 18h, a começar pela semana que vem. A Casa aprovou o Projeto de Resolução que altera o horário. Já nas quintas-feiras, o horário continua o mesmo, às 10h. Para os vereadores de Búzios, a nova configuração vai atender a todos os cidadãos que desejam acompanhar o trabalho Legislativo. “Com a sessão às 18h, quem trabalha durante o dia, terá a oportunidade de comparecer e assistir as votações”, afirma o presidente. Então, fiquemos todos atentos, na terça-feira, dia 4 de abril, a plenária será às 18h.

 

 

NO ENCALÇO DO GOVERNO

Os vereadores da oposição em Búzios continuam no encalço do governo. Na sessão desta quinta-feira (30) entra em votação requerimentos solicitando ao prefeito André Granado, cópias de inteiro teor do processo administrativo 11527/2014 da Empresa J G Estacionamento LTDA (Summer Parking), cópia de todos os extratos dos valores recebidos mês a mês e dos repasses à prefeitura; cópia do processo licitatório da empresa prestadora de serviços fúnebres do município de Armação dos Búzios, cópia de todos os aditivos, cópia de todos os processos de pagamentos, cópia de todas as notas fiscais devidamente atestadas e liquidadas, assim como, cópia das guias de sepultamento do ano de 2013 até a presente data, incluindo cópia do relatório do hospital, contendo números de óbitos do mesmo período, guias de sepultamentos e descrições dos serviços prestados; Cópia integral do projeto básico e do termo de referência da reforma ocorrida na Escola Municipal Profª Eulina de Assis Marques. Requer ainda, o registro fotográfico anterior e posterior à reforma, caso haja. Requer também, cópia do processo licitatório da empresa responsável pela execução da reforma, assim como os referidos processos de pagamento e aditivos. Ao que parece, os edis querem fazer uma verdadeira varredura na cidade.

 

 

 

 

 

SEM PAGAMENTO = PROTESTO

Os ex-funcionários contratados da Prefeitura de Araruama, que ainda não receberam os salários, estão organizando nova manifestação. Todos aguardam que a prefeita Lívia Bello pague o que é devido até o esta quinta-feira (30). Mas, caso isso não ocorra, um ato está marcado para acontecer na porta da Prefeitura, na segunda-feira (3), às 9h. “Trabalhamos para a Prefeitura de Araruama e não para PREFEITO " A ou B" então venham com apitos, faixas e vamos atrás dos nossos direitos”, diz a convocação que está circulando nas redes sociais.

 

 

 

MULHERES NA POLÍTICA

E como o Portal RC24h não perde o compasso, estamos sempre rodando a Região dos Lagos, nesta quinta-feira (30), vamos dar uma esticada até a Alerj, no Rio, para entrevistar a deputada Márcia Jeovani. Será uma transmissão ao vivo com a parlamentar, encerrando a agenda do mês da mulher. Ela que é a única deputada estadual da Região dos Lagos e defende uma agenda de interesses deliberadamente voltada para os interesses das mulheres.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias