Araruama agora tem Patrulha Maria da Penha para atendimento às mulheres vítimas de violência

Veículo foi cedido pela administração pública municipal, que tem uma parceria com a delegacia através da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública


A deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ) participou ao lado do prefeito de Araruama Miguel Jeovani (PMDB-RJ) da inauguração das novas instalações de um Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), na 118ª Delegacia Legal de Araruama, nesta segunda-feira (20).

 

O espaço foi ampliado para o melhor acolhimento das mulheres vítimas de violência e ganhou mais privacidade, além de uma viatura intitulada “Patrulha Maria da Penha” que vai dar todo suporte aos policiais e profissionais que irão atender na unidade. O veículo foi cedido pela administração pública municipal, que tem uma parceria com a delegacia através da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

 

A diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, Márcia Noeli Barreto, agradeceu a parceria do governo municipal e falou da iniciativa do prefeito colocar um veículo a disposição para esse atendimento: “Queremos levar para todo o interior essa excelente ideia da patrulha Maria da Penha, e que outros prefeitos também possam seguir esse exemplo de Araruama”. Essa ideia foi defendida também pelo diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior, Dr. José Renato Chenicharo, que representou o chefe de Polícia Civil, Dr. Fernando Veloso.

 

O delegado Luiz Henrique Marques Pereira destacou a importância de ter a prefeitura como aliada nas ações da polícia no município: “O prefeito Miguel Jeovani tem dado total apoio à delegacia, sensibilizado com a questão da segurança pública no município”.

 

“As mulheres representam hoje 52% da população no Brasil e 44% estão no mercado de trabalho. Elas merecem o nosso respeito e esse espaço só vem reforçar a nossa parceria com a Polícia Civil, assim como o compromisso do governo com o atendimento à mulher, principalmente no combate à violência”, afirmou o prefeito Miguel Jeovani. Ele lembrou que o pedido da patrulha Maria da Penha no município veio por intermédio da deputada, que é membro da CPI que investiga os casos de violência contra a mulher no Estado do Rio.

 

Parlamentar atuante em diversas comissões da Alerj, inclusive na Comissão de Defesa da Mulher, Marcia Jeovani lembrou da atuação de assistentes sociais, psicólogos e advogados no Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Araruama, que funciona na Secretaria da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, e da importância do acolhimento das mulheres que precisam de ajuda.

 

“Quando essas mulheres chegam no local para fazer a denúncia já trazem um peso tão grande e principalmente a culpa de terem sido agredidas. Muitas são dependentes dos próprios opressores. Por isso que aqui em Araruama são desenvolvidas diversas oficinas no CRAM para que elas possam se tornar independentes. Há três anos, o município defende as políticas públicas de empoderamento da mulher”, disse a deputada.

 

Categorias: Araruama

Fotos da notícia




Outras notícias