Colunista RC24h - Vera Heringer: Cozinha, medidas e detalhes!


Essa semana vamos encerrar nosso bate papo sobre cozinha, ambiente cheio de inovações e tecnologia, mas que mantém as mesma função de sempre. Receber, Já conversamos sobre os materiais para bancadas, quando assentá-las na obra, como pensar a disposição de sua cozinha e cozinhas integradas e separadas quando convém. Essa semana pra encerrar o assunto, vamos falar sobre medidas.

 

 

 

Para começar, vamos falar das medidas de bancada para pia e de refeições rápidas. A de pia, é muito comum o profissional que está executando a obra dizer que deve ser noventa centímetros de altura, sim, mas não tem que ser. Pode ser, assim como pode variar, considerando principalmente a altura de quem mais utiliza essa cozinha. Por exemplo, se os habitantes forem jogadores de volei ou basquete, normalmente essas pessoas tem alturas foramédia considerada comum.


Considerando a personalização de ambientes, é o trabalho do profissional de designer, portanto, o ideal e identificar quem é o usuário desse espaço, e ajustar a altura conforme seu conforto ergonômico.


Essa altura também pode ser ajustada para menos de noventa centímetros, o usuário também pode ter uma estatura fora da média comum, porém menor que apontado pelo índice de referência, ou ser cadeirante. Assunto para uma próxima matéria.

 

 

 

 

 

 

 

Nessa matéria, as referência de medidas, são as encontradas em literaturas reconhecidas e utilizadas como consulta por profissionais de projeto.

 


 

Considerando os registros encontrados nos livros, as bancadas de pia e ilha ou penínsulas tem sim como referência noventa centímetros de altura, de refeições rápida de um metro a um e dez de altura. A profundidade das bancadas de pia pode ser de cinquenta e cinco a sessenta centímetros. Mas, isso também pode variar conforme o modelo de cuba utilizado. É preciso pensar na cuba para definir a profundidade da bancada, saber se a bancada também vai ter o cooktop. Pois esse modelo de fogão fica encaixado na bancada, tendo bordas mínimas para que seja apoiado o fogão que encaixa no furo da pedra.

 

Então, como dimensionar finalmente essa bancada, escolho o tipo de cuba, o modelo do fogão que vai utilizar (cooktop, de piso ou de encaixe), se a torneira vai ficar em cima da bancada ou na parede, que tipo de pedra quer utilizar e finalmente a medida precisa para confecção dessa peça fundamental para que o ambiente se torne uma cozinha, depois uma excelente marmoraria. De posse dessas informações fica claro quais as medidas que deve definir para executar sua bancada. 


Espero ter colaborado, até a próxima!!!

 

Vera Heringer - Colunista do RC24h, bacharel em design de interiores, coordenadora/instrutora no curso técnico de Design de Interiores do Senac Cabo Frio.

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias