BOCA MIÚDA: Os bastidores da política da Região dos Lagos neste sábado (1º)

Os arranjos do PDT; o malabarismo de Janio Mendes; a pesquisa em Araruama; a revolta do Leitão e muito mais para fechar o mês


O PDT na Região dos Lagos

 

O PDT está se articulando para as eleições de 2016 em toda a Região dos Lagos, mas, o foco está nas candidaturas de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Na península, a aposta é em Mirinho Braga, que deve levar a candidatura até onde puder, já que tem problemas com a Justiça. Os buzianos acreditam que uma liminar possa garantir o nome dele na disputa. Mas, se isso não acontecer, como curinga, Mirinho tem a mulher dele, Cristina Braga, que pode surgir como candidata. Já em Arraial, o PDT conta com a emblemática figura de José Bonifácio, ex-prefeito de Cabo Frio, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado. Em Cabo Frio, Janio Mendes encabeça a chapa.

 

 

O malabarista

 

E por falar em Janio Mendes, neste processo, ele é o verdadeiro malabarista. Com interesse particular nas candidaturas de Búzios e Arraial do Cabo, ele tenta viabilizar a própria. O que Janio quer, na verdade, é fortalecer o PDT nas duas cidades, para depois poder barganhar junto ao governador apoio para a candidatura dele.

 

 

O malabarista II

 

Mas, no meio do caminho tem uma pedra. E o nome dela é Marquinho Mendes. É do conhecimento de todos que MM é pré-candidato a prefeito de Cabo Frio. Ele nunca escondeu de ninguém essa pretensão, nem mesmo na eleição para deputado federal. Acontece que Marquinho Mendes é o candidato do PMDB, mesmo partido de Luiz Fernando Pezão e Sérgio Cabral. E, obviamente, conta com o apoio de ambos para a eleição do ano que vem. Então, o apoio do PMDB, ou melhor, do governador a Janio Mendes, em 2016, é quase impossível. Pelo menos declaradamente.

 

 

O malabarista III

 

A aposta do PDT cabo-friense, então, está na eleição de 2020. Mas como assim? Simples! Com duas candidaturas bombando nas pesquisas em Búzios e Arraial do Cabo, Janio espera barganhar o apoio do governador para as eleições de 2020. Com isso, ele neutralizaria qualquer tipo de intenção de Marquinho Mendes, em fazer como sucessor dele, o jovem vereador Aquiles Barreto. E neste malabarismo, agindo em várias frentes, o pedetista vai montando a trajetória dele rumo à Prefeitura de Cabo Frio.

 

 

 

Tudo depende das pesquisas

 

Mas tudo, é claro, depende das benditas pesquisas eleitorais. E isso significa que, tanto Mirinho, quando Bonifácio e o próprio Janio Mendes devem aparecer bem nas sondagens. Com bons números, o jogo dos tronos tendem a ficar mais interessantes.

 

 

 

E por falar em pesquisa...

 

Um instituto de pesquisa conhecido na Região dos Lagos está em Araruama fazendo uma sondagem, com vistas na eleição de 2016, mais especificamente, nos prefeitáveis. Alguns nomes já são conhecidos como os vereadores Zé Antônio da Agrijar (PP) e Dr. Marcelo Amaral (PT), André Mônica - cuja situação depende da Justiça, e claro o prefeito Miguel Jeovani (PR), que concorre à reeleição.

 

 

Visita às escondidas

 

Rola nos bastidores que Walter Lúcio, o Tê, pré-candidato de Andinho, foi visitar Chico Ex-Ecatur na prisão. O objetivo da visita às escondidas, foi para pedir que Chico, mesmo no cárcere, oriente o grupo dele a apoiar Tê nas eleições. Mas, ao que parece, o pedido não vai ser atendido. Chico se sente abandonado pelos aliados e não pretender mover nenhuma palha para ajuda ninguém.

 

 

Prestigiando a presidenta

 

A turma do PT cabista foi em peso prestigiar a presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (31), em Maricá. Quem organizou a caravana foi Reginaldo Mendes que vem se esforçando para manter o grupo unido e fortalecido para as eleições do ano que vem.

 

 

 

 

Leitão Furioso

 

Cláudio Leitão, eterno PSOL, andou soltando chispas pelas redes sociais. Tudo por conta daquela história do Alair alforriar membros do grupo dele, para disputarem as eleições. O alvo, é claro, foram: o prefeito de Cabo Frio e os Mendes (Marquinho e Janio). Segundo Leitão, Janio usa o discurso de “20 anos de atraso em Cabo Frio”, mas esquece de citar que se uniu a Marquinho para ter apoio na candidatura dele em 2012. Com relação a Alair Corrêa e Marquinho, Leitão acredita que os dois estão inelegíveis e só querem manter o discurso de pré candidatos acesos, até decisão dos colegiados. Basta agora saber quem vai ganhar este UFC.

 

 


REDE em Cabo Frio

 

Enquanto isso, nos bastidores da política, corre as informações que até o fim de agosto, o partido REDE, fundado por Marina Silva, estará regulamentado em Cabo Frio, podendo já fazer apostas políticas para o cenário das eleições de 2016. Basta agora saber quem será o pescador de votos dessa REDE?  

 

Burro da ilha


O diretório do PDT de Arraial do Cabo escolheu na noite dessa sexta-feira (31), por consenso, o nome de José Bonifácio como pré-candidato a prefeito pelo partido. E Mellman, vai apoiá-lo. 


Assim, assim o “burro da Ilha” vai comendo pelas beiradas. Morando em Monte Alto, Zezinho tem feito campanha de porta em porta, até porque, em Figueira e Monte Alto telefone só no zap-zap. Por isso, ele vai à casa de cada um tomar um café com bolo e conversar sobre as coisas do Cabo. E desse jeito, aparece em todas as pesquisas de maneira bastante privilegiada. 


Burro da Ilha II


Para quem não conhece os causos de Arraial do Cabo, Burro da Ilha era um burrico muito esperto que ficava no alto da ilha, mas quando os pescadores paravam pra fazer a comida, rapidinho o burro descia e ficava por ali, esperando pra ver se comia alguma coisa.


Burro da Ilha III


Mas Zezinho já conquistou o coração de uma parcela significativa da população com aquele jeitinho, os olhos azuis de galã e sua habilidade política inquestionável. Outro dia vinha ele por Figueira, fazendo caminhada, quando encontrou um galo metido a esperto, que comentou com outro: “quer ver sacanear o Zé agora e chamar ele de burro da ilha na frente de todo mundo? Eis que então ele grita: “fala Zé...” E antes de pudesse terminar a frase, Zé respondeu de bate pronto: “fala Burro da Ilha, anda sumido!” Quem viu a cena riu de se dobrar.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias