Empreendedorismo ajuda mulheres da Região dos Lagos a sustentar a família

Pesquisa do Sebrae-RJ revela que a renda obtida com o negócio responde por mais de 51% dos ganhos da família


Uma sondagem realizada com 100 mulheres empreendedoras da Região dos Lagos, mostrou que o empreendedorismo ajuda a liderar financeiramente as famílias da Região. Segundo a pesquisa do Sebrae-RJ, para 38% das mulheres entrevistadas o negócio próprio responde por mais de 51% da renda familiar, com destaque para um grupo de 16% das entrevistadas que disseram que a renda das empresas representa 100% dos ganhos da família.


Para Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae-RJ na Região dos Lagos, a sondagem comprova a independência obtida pelas mulheres quando assumem a gestão da empresa, o que é percebido no dia a dia no atendimento do Sebrae na região. “As mulheres empreendedoras buscam uma melhoria constante no seu negócio e uma das principais motivações é o aumento na renda. Os desafios da gestão são muitos, mas o prêmio vale a pena”, explica Ana.


Questionadas sobre a maior motivação para estar à frente das empresas, independência financeira e a realização profissional aparecem como maiores motivadores para as mulheres entrevistadas terem os próprio negócio, com 44% e 38% das respostas. Complementando o quadro, chama a atenção que 65% das mulheres entrevistadas tenham citado o pagamento de dívidas com um dos principais destinos de sua remuneração, além das despesas familiares.


Para as mulheres, ter o próprio negócio não significa trabalhar menos. De acordo com a pesquisa, 71% delas disseram trabalhar mais de sete horas por dia, sendo que 23% trabalham entre 10 e 12 horas e 9% mais de 12 horas. Se tivessem escolha, 83% gostariam de gastar mais de 20% do seu tempo com elas mesmas. 


“Hoje isso não acontece para a maioria.  Às vezes acreditam que empreendendo vão ter mais tempo livre, mas é preciso estar a par de tudo na empresa, o que faz com que para 61% das nossas empreendedoras, menos de 20% do seu tempo sejam gastos com elas mesmas. Ainda há a dura realidade de que só 12 % do dinheiro ganho na empresa vá para o lazer”, diz Ana Cláudia.

 

Das 100 mulheres que participaram da sondagem, 69% delas têm entre 31 e 50 anos, 20% entre 51 e 59; 6% entre 18 e 30; e 5% mais de 60 anos. A maioria é casada ou vive em união estável (53%) e tem filhos (83%). O alto percentual de entrevistadas com filhos, evidencia, nesse grupo, a dupla jornada, de mulher de negócios e mãe. No que diz respeito à educação, 74% das mulheres possuem pelo menos o ensino médio completo; 13% são graduadas e 2% pós graduadas. No entanto 18% delas possuem ensino fundamental incompleto.

 

Prêmio Mulher de Negócios

 

Para homenagear a trajetória de sucesso de mulheres empreendedoras, o Sebrae-RJ lança oficialmente nesta segunda-feira o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Podem se candidatar ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios empreendedoras com mais de um ano de atividade fiscal, mais de 18 anos de idade e que não ultrapassem o faturamento anual de R$ 3,6 milhões. São três categorias: Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresas), Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI).


As inscrições para a edição de 2015 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão abertas e seguem até o final de julho por meio do site:http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/

Categorias: Emprego

Fotos da notícia




Outras notícias