Boca Miúda: bastidores da Política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (25)

Teve vaia ou não teve vaia? Lorran e Joice também querem a prefeitura de Búzios; CQC deu vexame em Arraial, Vantoil sonha suceder Grasiella; PT faz as pazes com PMDB no Estado e muito mais...


Direito de resposta

A matéria publicada no site referente a suposta vaia recebida pelo prefeito de Cabo Frio durante a distribuição dos tablets no Jardim Esperança nesta terça-feira foi desmentida de forma veemente pela prefeitura. Tanto pela secretaria de Comunicação, bem como pelo próprio prefeito. Alair disse que as crianças estavam aguardando ansiosamente pelos equipamentos e essa ansiedade acabou gerando uma agitação nos estudantes, que de forma equivocada, foi interpretada como uma vaia:

 

“Fiquei surpreso com sua postagem sobre a entrega dos tablets no JE. Não houve nenhuma vaia por parte dos estudantes. Cheguei lá esperei por 20 minutos para que as crianças fossem levada para a quadra, quando já estavam por lá saí da secretaria onde estive e fui até o local, senti os adolescentes eufóricos com a chegada dos tablets mas já acelerados devido a chatice da demora, chamei o pessoal e mandei rapidamente entregar o material, não houve vaia alguma é uma inverdade, é claro que com toda aquela demora concluir que não deveria discursar. Preciso muito que você me informe a pessoa que a levou a dar tão errada e mentirosa informação”.

 

 

Sem entrar no mérito

Se a tal agitação deu margem para entendimentos equivocados como uma vaia, damos o amplo direito de resposta às autoridades municipais, respeitando a liberdade de expressão de forma responsável.



 


Entre gregos e troianos (ou Liras e Jagunços?)

Fazer jornalismo é uma tarefa árdua e quase cirúrgica. Os enfrentamentos diários com a preocupação de não errar, seja na execução das palavras de forma correta e atrativa, ou a apuração dos fatos, são fantasmas que habitam os ombros do jornalista. E será sempre assim. Quem tiver disposição que segure. E a terça-feira foi um exemplo claro disso. Cedo publicamos uma matéria em que o prefeito Alair Corrêa se defendeu da acusação de enriquecimento ilícito feito pelo blogueiro Rafael Peçanha. Pois bem, e imediatamente fomos acusados de “puxa saco do prefeito”, ou melhor, “fechadinha com o prefeito”, ou de ser amiguinha do Alair e de seu grupo, enfim, toda tentativa de desqualificação, tanto virtual, quanto nos cafés da cidade.

Mas eis que no fim do dia, surge a informação de que o prefeito teria sido vaiado. E na mesma proporção - de forma bipolar e quase esquizofrênica -, fui acusada de servir à oposição. De fazer um jornalismo “mentiroso e nojento”, palavras de um secretário (amigo e querido), que prefiro manter em sigilo. Fato é que apanhei ontem dos dois lados e sem dó nem piedade! Os dois grupos estavam “bolados” comigo, como se diz no popular. Como pode isso? Mas quer saber? Natural que seja assim. Sinal que estamos no caminho certo. Para saúde do bom jornalismo. Os dois grupos acham que sirvo aos seus respectivos adversários. Mas sirvo apenas à notícia e ao leitor.



 

Quem tem medo de vaia?

Mas e se houvesse vaia mesmo? Nada demais. Aliás, Alair seria um privilegiado por nunca ter tido essa experiência, considerada absolutamente corriqueira na vida política, especialmente na atualidade. Dilma, Pezão e tantos outros já passaram por isso, e se elegeram depois. Dos prefeitos da Região dos Lagos (da atualidade) que já foram vaiados estão Andinho, na festa de aniversário de Arraial (Show do Jamz), Miguel Jeovanni na festa de aniversário de Araruama, André Granado que foi vaiado por estudantes numa escola. Grasiella Magalhães também teria sido alvo de burburinhos que foram considerados vaias por alguns durante o Carnaval. E Chumbinho? Bem, quem tem um vice-presidente de Câmara e colega de partido como Robinho Raio X (PT), não há necessidade de vaias. 



 


Mais um do mesmo grupo

Lorran Gomes (SDD) esteve na redação do Portal RC24h para bater um papo e acabou revelando que também está de olho no cavalo selado que pode passar às vésperas das eleições para prefeito de Búzios. Disse que sua prioridade é tentar uma reeleição como vereador, mas se o grupo do seu líder (Mirinho) decidir, ele disse estar pronto para encarar o desafio de vir candidato. Mas e o Henrique Gomes? E Filipe Lopes? E Messias? E o...enfim, já perdi a conta...

 

 


Efeito André Granado

A vitória André Granado para prefeito em 2012 provocou um efeito curioso para as próximas eleições. Todos estão achando que podem ser prefeito também. Tudo porque André conseguiu se eleger de forma surpreendente, numa zebra inesperada para a maioria da população. As experiências anteriores do prefeito foram duas disputas para vereador com votação em torno de 200 votos. Esse histórico vem encorajando muitos vereadores que estão animados com essa ideia. É o caso da vereadora Joice Costa (PSDB), que vem sonhando com uma nova zebra. Mas se esquecem que desta vez terão André que tem certeza que vai se reeleger e Mirinho Braga (PDT) que é candidatíssimo, até segunda ordem. Ambos enfrentam problemas na justiça eleitoral. Mas alguém duvida que alguma coisa na justiça brasileira seja irreversível?




A dupla

Filipe Lopes (PDT) também está empolgado coma ideia de ser o sucessor de André Granado. E para tal vem fazendo oposição implacável com CPI atrás de CPI. E a cidade toda comenta que Filipe conta ainda com um apoio “de peso”: o ex-secretário de municipal no governo Mirinho, o rico Rui Borba.


 

 


Mas lembramos que...

No PDT buziano vem Messias se articulando com muita desenvoltura para construção de sua candidatura. E seu posicionamento pode ser encarado por uns como fogo de palha, mas há quem diga que o vereador vem evitado até mesmo conversas com Mirinho para não declinar dos seus projetos.


 



Emenda pior que soneto...

E a matéria do CQC que foi gravada em Arraial do Cabo no mês passado, não foi ar essa semana, conforme promessa. E como se isso fosse pouco, o que a população viu foram informes publicitários nos intervalos do programa elogiando a administração municipal que anda pouco elogiável, se considerarmos as críticas das ruas e das redes sociais. A pergunta que não quer calar: quem teve essa ideia genial? Não seria mais adequado veicular a publicidade outro dia para disfarçar? Mas essa estratégia lembra bastante o famoso prefeito de Dias Gomes, do folhetim mais famoso da TV brasileira – O Bem Amado. Aliás, acho que o autor não usaria desse subterfúgio por ser considerado pouco verossímil.




Pires na mão

Miguel Jeovanni está em Brasília. Foi na terça-feira e volta nesta noite de quarta-feira (25). Esteve em audiência com o ministro da saúde, Arthur Chioro, acompanhado do senador Marcelo Crivella, apresentando projetos para tentar reabrir a antiga Casa de Caridade e transformá-la no Hospital da Criança da Mulher. A população vem se queixando bastante do atendimento nesse setor. Pelo menos o prefeito não fica parado esperando a solução cair do céu. Vem buscando articulações com a União através do parceiro Crivella.


 

Falando em Crivella

Um passarinho me contou que o deputado Marquinho Mendes (PMDB) esteve na semana passada no gabinete de Crivella como quem não quer nada. Parecia interessado em estabelecer uma laço com o comandante maior do PRB, mas daquele jeito elegante e discreto de Crivella, o senador disse que procurasse Claudio Bastos em Cabo Frio. E Marquinho se saiu assim: “Era isso mesmo que eu queria. Saber do senhor quem eu devo procurar”. Imbatível, fala verdade?

 

 


 


Amigo  da onça?

“Quem tem amigos como você, não precisa de inimigos”. Se não disse, deveria dizer assim, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho. Afinal, a oposição mais ferrenha que o prefeito vem enfrentando é justamente de seu colega de partido Robinho Raio X, que posta diariamente vídeos expondo os problemas da cidade, sem misericórdia do próprio companheiro de sigla. E parece que Quaquá está gostando dessa atitude. Tanto que neste último domingo, em uma atividade do PT, Robinho esteve presente e conversou com Quaquá. Já Chumbinho não foi. Robinho sonha com o apoio do partido para enfrentar Chumbinho em 2016. 



Eu já sabia....

Conforme vínhamos antecipando, aqueles que eram de lados oposto na último disputa eleitoral, já caminham juntos. Assim vai com PT e PMDB no Governo do Estado. Nos próximos dias, o presidente regional do PT e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciará que os partidos fizeram as pazes. As conversas entre ele e o presidente do PMDB, deputado Jorge Picciani, caminham para que o PT tenha duas secretarias. A deputada estadual Rosângela Zeidan (PT), mulher de Quaquá, assumiria a Secretaria de Assistência Social, e a deputada federal Benedita da Silva (PT), a de Cultura no governo de Luiz Fernando Pezão.



Jogando na luz

Como não sou baú, vou dividir com vocês que o suposto responsável pelas forças ocultas dentro do PMDB que tentam desestabilizar Hugo Canellas na direção da sigla em Iguaba é o publicitário Paulo Becker, que por sinal, um dia foi coordenador de marketing de Huguinho. O Pezão chegou a chamar Paulinho e convida-lo pessoalmente para que se lance candidato a vereador na cidade. Paulo não aceitou. 


 


Ainda em Iguaba

Vantoil Medeiros (PPS) presidente da Câmara de Iguaba Grande também vem se anunciando aos quatro cantos da cidade como pré-candidato a prefeito do município. E foi conversar com a prefeita Grasiella para pedir apoio. Afinal, não custa tentar. Já se a prefeita vai dar apoio, isso é outra conversa...

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias