Praias do Estado ganharão painéis sobre qualidade da água

Avisos do Inea vão ser distribuídos pela orla fluminense, incluindo praias da região dos Lagos


As praias fluminenses frequentadas por banhistas serão sinalizadas em até um ano com painéis eletrônicos informando as condições de balneabilidade e a qualidade das areias. A medida atende à Lei Estadual n° 6.496/2013, regulamentada em dezembro do ano passado. As placas com os indicadores serão operadas remotamente e deverão ser instaladas próximas aos pontos onde ocorrem as coletas para as análises bacteriológicas. Caberá aos municípios definir, em acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), os locais de exposição dos painéis.
 
Informações para turistas
 
- Com a instalação das placas, não apenas banhistas locais, mas, principalmente, turistas terão conhecimento na própria praia que estarão frequentando se o banho na área está recomendado - explicou o presidente do Inea, Marco Aurélio Porto.
 
Para fins de monitoramento e divulgação de informações sobre qualidade da água e das areias, a lei também divide as praias em três categorias, em função da presença de usuários: orlas de frequência intensiva, moderada e baixa. As praias que atraem mais frequentadores devem ter periodicidade de amostragem semanal.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias