A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session81395bda97fa46c33f8502ec8a954c99da2a4b36): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ordenamento na Praia das Conchas começa cedo em Cabo Frio nesta sexta-feira (9) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Ordenamento na Praia das Conchas começa cedo em Cabo Frio nesta sexta-feira (9)

Força tarefa trabalha para proteção ambiental; medida divide opiniões


Desde cedo quem chegou à Praia das Conchas se assustou um pouco com a movimentação: é que teve início hoje o ordenamento no acesso à Praia das Conchas em Cabo Frio, que pretende, segundo a Prefeitura, ser permanente. A partir de hoje, quem chegar ao balneário de carro terá que desembolsar R$ 10,00 para poder ficar estacionado (quanto tempo quiser). Para quem tem carro com placa de Cabo Frio, o valor cobrado é de R$ 3,00. A área de estacionamento só poderá abrigar até 400 veículos.

Estão no local trabalhando em conjunto a Polícia Militar 25º BPM, Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), Prefeitura de Cabo Frio - Comsercaf, Guarda Municipal, secretarias de Meio Ambiente, Ordem Pública e Serviços Públicos, superintendência de Postura, Guarda Marítima e Coordenadoria de Estacionamento. Um helicóptero também dá suporte aos trabalhos nas Conchas.

O choque de ordem já estava previsto desde o ano passado e ficou acordado, esta semana que a mudança começaria nesta sexta. Tudo, principalmente, para coibir os flanelinhas e ordenar o estacionamento na Praia das Conchas. Na chegada às Conchas, os visitantes também recebiam orientação através de folhetos e placas explicativas, como "o que é permitido", por exemplo.

A Praia das Conchas faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. A Prefeitura de Cabo Frio participa de uma cogestão voluntária, tendo uma cessão de comodato de uso e exploração de uma área particular autorizada pelo Inea. A exploração desta área por particulares, sem autorização da Prefeitura, é irregular.

Medida divide opiniões entre turista e funcionários de quiosque

Apesar de alguns torcerem o nariz, principalmente por "ter que por a mão no bolso", a maioria dos visitantes que chegavam à Praia das Conchas nesta sexta-feira (9) aprovava a medida. Um deles foi morador de Itaperuna, Iuri Gonçalves, de 30 anos, que tem casa há 20 anos em Cabo Frio, no Parque Burle, e sempre vem à Praia das Conchas. Para ele a situação é positiva. "Acho que o ordenamento é bem vindo, os dez reais também, e a limitação do número de carros é necessária para que o local seja preservado. Só espero que esse dinheiro seja revertido em benefícios para o local, principalmente na pista de acesso e no cuidado com os veículos que estão estacionados", destacou Iuri.

O mineiro William Rarister, de Além Paraíba, 40, achou boa a medida, mas titubeou quanto ao "pagamento". "Cuidar é bom, mas tudo querem cobrar né?", indagou, como todo bom mineiro. 

Por outro lado, o ordenamento não agradou a todos. O taxista Adail, por exemplo, entrou no acesso ao estacionamento da Praia das Conchas protestando. "Isso é um absurdo, tira o direito do cidadão de ir e vir, não pode ser assim", disse, com relação ao passageiro ter que andar um trecho a pé até a entrada dos quiosques, que ficam na praia.

Quem desaprovou a situação foi a cozinheira Ivani Batista, de 42 anos, que trabalha no quiosque Tia Maria, um dos mais antigos do local. Ela disse ser contra as mudanças e estava assustada com tanta polícia e funcionários na Praia das Conchas. "Já que vão diminuir o número de veículos acho que também vai diminuir o número de clientes por aqui. E isso não vai ser bom para quem trabalha e precisa sobreviver da praia", opinou Ivani.

O funcionário do quiosque Sol de Verão, Leoni Ferreira, de 49 anos, e que há 25 trabalha na Praia das Conchas é da mesma opinião da cozinheira Ivani, apesar de achar que melhorar a estrutura para os turistas é positivo. "Mas acho que o número de turistas consumindo vai diminuir e isso não é bom", afirmou.

Nova forma de usufruir a praia

Para o secretário de Ordem Pública de Cabo Frio, Renato Viana, toda a operação desta sexta-feira (9) significa "garantir tranquilidade na nova forma de usufruir praia". "Tenho certeza que após o fim de semana, com o espaço fechado e a população orientada, não haverá resistência. É a minoria que reclama. A população tem consciência da necessidade de uma operação assim", garantiu o secretário.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias