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Lojas de Cabo Frio aderem ao "Black Friday" até o fim desta semana | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Lojas de Cabo Frio aderem ao "Black Friday" até o fim desta semana

Promoções podem ser vistas em diversos tipos de estabelecimentos; descontos vão até 60%


Quem guardou um dinheiro extra em novembro para aproveitar a já tradicional "Black Friday" - considerado Dia Mundial de Descontos - pode se dar bem não só nas compras via internet - onde se pode comprar produtos com até 80% de desconto - como também nas lojas físicas em Cabo Frio, que em algumas lojas o consumidor compra itens até 60% mais baratos. 

O dia oficial da black friday marca o último final de semana antes da abertura de compras para o Natal. Mas a boa notícia para os compradores de plantão é que muitos estabelecimentos aderiram à "Black Week" já estão dando descontos e estenderão a promoção até o fim desta semana. Neste ano, o dia oficial da black friday é nesta sexta-feira (28).

De acordo com a Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia) de Cabo Frio a cada ano aumenta o número de lojas participantes da black friday e a adesão cabe a cada lojista. A novidade deste ano é que além das lojas de roupas, calçados, acessórios e tecnologia - mais tradicionais em aderir aos "descontaços" - lojas de roupa infantil e até casas especializadas e roupas de cama, mesa e banho também entraram nessa onda.

Vale lembrar que as grandes lojas de rede - que vendem produtos como eletroeletrônicos, celulares e móveis - são exceção e vão trabalhar com os descontos somente nesta sexta-feira (28).

Para compras via internet, Procon dá dicas sobre o que o consumidor deve evitar

Pesquise sobre a loja

Antes de fazer uma compra em um site que você não conhece, procure saber o máximo possível sobre a empresa: é importante verificar se há reclamações sobre a loja em redes sociais e sites especializados. 

Observe todos os detalhes da página

É importante ficar atento até mesmo a detalhes na própria página da loja, como se em algum lugar consta endereço, telefone e outras formas de contato além do email. Também vale observar a existência de alguns "selos" ou "badges" conquistados pela empresa a partir da avaliação por sistemas como o e-bit, que é baseado em pesquisas com os consumidores sobre a qualidade do site durante o processo de compra, pagamento e também depois da entrega do produto.

Desconfie do que estiver barato demais

Desconfie de ofertas muito absurdas, até mesmo para uma Black Friday, e de sites que exigem pagamento por depósito em conta bancária. Procure sites com sistemas de pagamento seguro e criptografia de dados – verifique na barra de endereços na página de pagamento se aparece https://. em vez de http, pois o https significa que se trata de um ambiente seguro, e isso implica dados criptografados.

Fique esperto

Ao criar seu cadastro na loja virtual, é muito importante não utilizar a mesma senha do seu email, de banco, cartões etc. Essa é uma dica óbvia, mas que sempre vale a pena reforçar, pois a reutilização de senhas é um hábito que parece cômodo e bastante prático, porém é extremamente perigoso e muitas pessoas ainda mantêm esse costume.

Conhecendo a origem do nome 'Black Friday'

A Black Friday está batendo na porta, principalmente dos interessados em aproveitar as ofertas e ir às compras. A sexta-feira após feriado de Ação de Graças é conhecida por suas promoções, mas há curiosidades sobre ela que talvez você desconheça. Veja cinco fatos interessantes sobre uma das ações de vendas mais famosas do mundo.

1. Como surgiu o nome

Como muitos já sabem, Black Friday é uma campanha de vendas realizada um dia após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro, tendo sido originada nos Estados Unidos. Ela recebeu este nome porque, desde o início, o grande fluxo de pessoas fazendo compras gerou uma série de acidentes de trânsito e episódios de violência.

O primeiro registro da expressão data de 1966. Ela foi cunhada por Earl Apfelbaum, negociante de selos raros, que estampou em seu anúncio: “Black Friday é o nome que o Departamento de Polícia da Filadélfia deu para a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. Não é um termo carinhoso para eles. A Black Friday abre oficialmente a temporada de compras de Natal no centro da cidade e, geralmente, traz engarrafamentos enormes e calçadas superlotadas, assim como lojas cercadas de gente da abertura ao fechamento”.

2. A pior Black Friday da história

O pior Black Friday ocorreu em 2008, quando o trabalhador temporário Jdimytai Damour, 34 anos, foi pisoteado até a morte. Ele faleceu de asfixia quando uma multidão de aproximadamente 2 mil pessoas arrombou a porta do WalMart de Nova Iorque. Damour ficou preso em um portal, onde foi sufocado. Outras 11 pessoas ficaram feridas durante o episódio, incluindo uma mulher grávida.

3. Público do Black Friday

Nos Estados Unidos, cerca de 135 milhões de pessoas fazem compras no Black Friday por ano. Este ano, no Brasil, há a estimativa de 5,2 milhões de pessoas comprem em lojas online, resultando em 61 pedidos por segundo.

4. Faturamento por edição

Diferentemente do que se possa imaginar, o Black Friday não é o maior dia de compras nos Estados Unidos. Ainda assim, o evento arrecada muito dinheiro: juntas, lojas físicas e online movimentam de 15 a 20 bilhões de dólares. No Brasil os números são mais modestos, mas dignos de nota. A edição do ano passado arrecadou R$ 770 milhões no comércio on-line, o que representa 12 vezes mais que um dia normal. A estimativa para este ano, de acordo com a consultoria E-bit, é que haja um aumento de 56% no faturamento para a próxima sexta-feira.

5. Mito da melhor oferta

Outro mito amplamente difundido é que a promoção oferecida no Black Friday vai ser sempre a melhor do ano. O valor médio dos produtos é, de fato, menor. Porém determinados itens podem estar mais baratos em outra época. Isso significa que, mesmo sob tentação, é preciso pesquisar bastante para saber se é o melhor jogo comprar na sexta-feira promocional.

*Conhecendo a origem do nome (fonte): TechTudo
Categorias: Economia

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