Inadimplência em outubro aumenta pelo segundo ano consecutivo em Cabo Frio, segundo balanço da Acia

De acordo com a pesquisa, em 2012 o mês de outubro registrou 76 negativações, em 2013 foram 124 e este ano 500


Pelo segundo ano consecutivo o mês de outubro fechou em alta no balanço da inadimplência em Cabo Frio. Os dados, referentes ao número de registros realizados no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), foram divulgados nesta semana pela Associação Comercial, Industrial e Turística da cidade (Acia). De acordo com a pesquisa, em 2012 o mês de outubro registrou 76 negativações, em 2013 foram 124 e este ano 500, um aumento de 303% em relação ao ano passado. 

No acumulado do ano, 2014 já supera 2013 no número de pessoas com contas em atraso no comércio da cidade: a diferença chega a 26%. O levantamento revela, ainda, que o mês de maio foi o que registrou maior índice de negativações em comparação com o mesmo período do ano passado: um aumento de quase 1.200%. Já o mês de agosto foi o que teve mais pessoas negativadas em números reais pelo segundo ano seguido: foram 529 negativações em 2013 e 846 este ano.

Para o presidente da Acia, Walmir Porto, o aumento no número de negativações em maio pode ser explicado pela queda nos preços e o aumento nas vendas por conta do dia das mães. Já em agosto a explicação fica por conta da antecipação de parte do 13º salário que algumas empresas e órgãos públicos fazem no mês de julho, e em outubro os grandes vilões foram o dia das crianças e, também, a antecipação das compras de Natal.

- Desde a segunda quinzena de outubro o comércio de Cabo Frio tem feito contratações extras por conta do movimento de Natal, antecipando promoções e facilitando pagamentos. Com isso o consumidor mais empolgado tende a se deixar levar e acaba gastando mais do que pode – explica Walmir.

Para tentar reverter esta situação, o presidente da Acia recomenda que os lojistas tenham mais cautela na hora da venda para evitar mais prejuízos, e que os consumidores negativados aproveitem os feirões de negociação de dívidas que costumam acontecer nesta época do ano para que entrem em 2015 com as contas em dia.

- A gente sabe que começo de ano é sempre uma época que todo mundo começa com muitas contas para pagar: é IPTU, é escola dos filhos, é faculdade, é material escolar, fora os gastos com compras de Natal e festas de fim de ano que acabam sendo parceladas. Por isso é importante que o consumidor fique atento a esses feirões que costumam oferecer descontos de até 95% no valor da dívida.

Caso o consumidor esteja negativado e queira regularizar sua situação, mas não se lembre em qual empresa possui a dívida, a Associação Comercial de Cabo Frio oferece o serviço de consulta ao crédito. Para isso basta comparecer à subsede, na Rua Raul Veiga, 409, sala 2, no Centro de Cabo Frio, levando um documento de identidade e o CPF. O serviço é pago (R$ 8 a consulta ao SPC e R$ 8 a consulta ao Serasa) e o resultado da pesquisa sai na hora.
Categorias: Economia

Fotos da notícia




Outras notícias