"A Lagoa de Araruama está morrendo e ninguém faz nada. Será que o poder público não vê?"

Desabafo e denúncia de Paulo Maia, ambientalista com 30 anos de luta, quer despertar a vontade política para a recuperação da Lagoa de Araruama


"Não é possível que ninguém veja o que está acontecendo ou então vê e fica de braços cruzados. Precisamos chamar a atenção da sociedade para o que está acontecendo na região (dos Lagos)". Esse é o desabafo de ambientalista e estudioso. Com indignação, Paulo Maia, nascido e criado aqui e morador de Niterói, disse não aguentar mais "tanto descaso". "É fato que a lagoa está morrendo por causa da poluição e ninguém faz nada", disse o ambientalista e fundador da Ong SOS Aves e Cia.

Na última semana, Maia esteve em Cabo Frio e Araruama a passeio, visitando parentes, quando resolveu passear pela orla da Praia das Palmeiras e na orla araruamense. Segundo ele, foi "uma terrível surpresa". "O odor é terrível e é flagrante a sujeira na lagoa. A lagoa está se tornando um perigo tanto para pessoas quanto para os animais. E tem outro agravante, que acho que a maioria das pessoas não tem noção, que é o alto nível de metal que existe lá. Quando vejo um pescador na lagoa acho uma temeridade. Eu jamais comeria um peixe que viesse dessa lagoa", argumenta o ambientalista.

Com a câmera das mãos, Paulo Maia fez algumas fotos das respectivas orlas, que mostram a sujeira. "É flagrante, está aí para todo mundo ver. Não podemos mais aceitar isso. O Ministério Público, por exemplo, deveria entrar com mais uma ação. Só assim para ver as coisas acontecerem", disse Paulo Maia.

Praias e shopping

O ambientalista afirma estar preocupado também com a falta de conscientização da própria população da Região dos lagos. "Há pouco tempo estive na Praia das Conchas, local belíssimo, de natureza exuberante, de fauna rica e berço de várias espécies, como a coruja buraqueira, que é bem comum por aqui. Mas isso pode estar condenado. "Ao chegar me deparei com vários carros estacionados na área de vegetação, onde é proibido e ao questionar a situação fui xingado e achei que iria apanhar. E não eram turistas não, isso é mais triste ainda. Os carros que estavam ali parados eram de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo", completou Paulo Maia.

Outro absurdo na opinião do ambientalista é um empreendimento como o novo shopping ter sido construído à beira da lagoa, em Cabo Frio. "É inacreditável que essa obra foi adiante, isso é um absurdo, estão acabando com a lagoa, com a vegetação local, com tudo", indignou-se.

Providências

O site entrou em contato com as prefeituras de Cabo Frio e Araruama, na semana passada, para saber que tipo de providência estão tomando ou que vão tomar sobre o assunto, ou mesmo se há fiscalização por parte do município. A prefeitura de Araruama respondeu, via assessoria de comunicação, que a fiscalização e balneabilidade da lagoa e papel do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O Inea, por sua vez, não respondeu à nossa solicitação sobre isso. A prefeitura de Cabo Frio não encaminhou resposta até o momento.

Saiba mais

O ambientalista Paulo Maia é fundador da Ong SOS Animais e Cia, que nasceu de uma vontade de um grupo de amigos defensores e protetores dos animais e do meio ambiente de se unirem e somarem força. Tem como diferencial o fato de não possuir nenhum vínculo financeiro com qualquer órgão público, seja ele municipal, estadual ou federal, e nem privado. A logística financeira da instituição é definida a cada mês por seus membros. A Ong não possui conta bancária.

A Ong é referência no assunto, assim como seu fundador. Recentemente, Paulo Maia, que também é consultor da rádio CBN (Central Brasileira de Notícias) foi capa de umatéria de um site alemão, o "Zeit Online", mostrando o trabalho do brasileiro no Rio de Janeiro.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias