Secretaria de Educação de Cabo Frio recebe representantes da Secretaria de Educação do Piraí

A visita foi em virtude da nova proposta curricular elaborada pela SEME


Representantes da Secretaria de Educação de Piraí (cidade localizada no Vale do Paraíba Fluminense) vieram buscar orientações em Cabo Frio na hora de reestruturar a proposta curricular de seu município com base na nova organização pedagógica da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental por áreas de conhecimento que foi implantada com sucesso em Cabo Frio.


A organização pedagógica cabo-friense foi modificada desde o ano passado para adequação ao que prevê a Lei Federal n.º 11.738/2008 – a famosa “Lei do Piso”, e ao Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCR). Os representantes de Piraí foram recebidos pela Secretária de Educação, professora Elenice Martins, pela subsecretária, professora Celma Rosa, e pela diretora do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), professora Deise Magalhães.


Os visitantes foram ainda conhecer o Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi para conferir como está sendo feita a aplicação da Lei na prática. Lá eles puderam conhecer melhor os cursos oferecidos e a organização dos tempos e outros espaços para formação, como o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) e os polos de formação nas escolas.

Cabo Frio, de acordo com a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, foi o único município que melhor conseguiu adaptar a nova organização pedagógica para atendimento às referidas leis. Afinal, o maior desafio é fazer com que as modificações determinadas pela lei federal saiam do papel. Para auxiliar outros companheiros nesse desafio, a SEME enviou representante para São Paulo, em dezembro de 2013.


Após ter sido citada pelo palestrante Carlos Eduardo Sanches, consultor da UNDIME, durante o 64º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu em Cabo Frio no mês de abril, outros municípios ficaram interessados em conhecer de perto tal organização. 

Categorias: Cidades

Fotos da notícia




Outras notícias