A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session5505bfc21f6f12635205ce4235caefd85288e1bb): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Exames esquecidos pelos pacientes do SUS causam prejuízos para Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Exames esquecidos pelos pacientes do SUS causam prejuízos para Cabo Frio

Secretário de Saúde se assusta com número de laudos que são esquecidos pelos pacientes


Desde o ano passado os pacientes que precisam fazer eletrocardiograma em Cabo Frio não precisam mais aguardar para realizar o exame. Basta ter em mãos a solicitação do médico, para agendar o procedimento para o dia desejado. A marcação é feita, na mesma hora, no balcão de remarcação de consultas do PAM – Posto de Atendimento Médico – localizado em São Cristóvão.
 
Em parceria com a coordenação de Enfermagem do município, foi instalado mais um aparelho para a realização de eletrocardiograma naquela unidade de saúde. A transferência do agendamento para o balcão de remarcação de consultas também deu velocidade ao serviço dos técnicos que realizam o procedimento. Hoje, o exame é realizado das 8h às 12h e de 14h às 17h.
 
- Com este sistema, conseguimos realizar 50 exames por dia. A fila de espera acabou. Como a demanda era grande, e conseguíamos fazer apenas 10 exames por dia, a fila de espera chegava a trinta dias. E este nunca foi o nosso objetivo. O nosso desejo sempre foi otimizar os atendimentos para que o paciente fique satisfeito e esteja com a sua saúde em dia. E foi o que conseguimos fazer – explicou o diretor do PAM, Antônio Marcos Durães.
 
O problema é que muitos pacientes deixam de buscar o resultado para levar ao médico de origem para avaliação. O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Ele ajuda a detectar problemas cardíacos e checa o estado do coração de uma maneira geral.
 
Só essa semana, a direção do PAM encaminhou ao secretário de Saúde, Dirlei Pereira, 200 exames que foram realizados, e que por algum motivo, os pacientes não compareceram para pegar os resultados.
 
- São exames realizados desde o ano passado. Se os exames foram feitos é porque foram solicitados pelos médicos e essas pessoas não estão retornando nas consultas para mostrar o resultado dos exames. E se for detectado algum problema de saúde? É preciso se conscientizar que a saúde está em primeiro lugar e que devemos cuidar dela, por isso, eu peço que essas pessoas que fizeram exame de eletrocardiograma procurem a Secretaria de Saúde para buscar os resultados e retornar ao especialista que fez a solicitação – pediu o secretário.
 
A taxa de faltas às consultas agendadas no PAM também tem sido grande. Cerca de 20% dos pacientes que agendam um atendimento não comparecem à consulta no dia e hora marcados. Para reduzir o número de pacientes faltosos, a direção do PAM tomou uma providência. O paciente que falta a consulta previamente agendada e não justifica o motivo fica impedido de fazer uma nova marcação durante uma semana.
 
- Não queremos limitar o atendimento, nem tomar atitudes drásticas. A marcação fica suspensa uma semana apenas como um alerta. As pessoas precisam ter consciência e não marcar uma consulta simplesmente por marcar, pela facilidade que estamos oferecendo no agendamento. Porque desta forma, essa pessoa pode estar ocupando a vaga de um paciente que realmente pudesse estar precisando do atendimento – justificou Durães.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias