Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira em Cabo Frio

Todas as pessoas do grupo de risco deverão ser vacinadas. Data de início da campanha foi alterado em Cabo Frio por conta dos feriados


Começa nesta quinta-feira (24/4) em Cabo Frio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.

 

Para escolher os grupos prioritários o Ministério da Saúde seguiu recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das crianças de seis meses a menos de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar.

 

Em Cabo Frio, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde. A campanha teria início nesta terça-feira (22/4), mas por conta dos feriados de Tiradentes e de São Jorge, a Secretaria Municipal de Saúde definiu por uma nova data para começar a campanha sem interrupções, alcançando o maior número possível de pessoas.

 

A campanha acontece até o dia 9 de maio, mas o Dia “D” será realizado neste sábado (26/4),  quando todos os postos de saúde também estarão funcionando das 8h às 17h. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

 

- A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe - afirma a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas.

 

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. A meta é alcançar uma cobertura de 80% em cada grupo. Também recebem a dose os indígenas que vivem em aldeias; os profissionais de saúde, que se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

 

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias